ESCOLA BIBLICA DOMINICAL

LIDERANÇA: Evang. Vladimir Goulart e Elena Goulart

 

"Eduque a criança no caminho em que deve andar, e, até o fim da vida não se desviará dele" Provérbios 22: 6

 

__________Quando foi planejado o primeiro culto da nossa igreja, em junho de 1989, nesse mesmo dia foi planejada também a primeira escola dominical, com professoras, auxiliares e o mais importante: as crianças.
__________Desde o primeiro culto até os dias de hoje, a escola dominical é parte inseparável da identidade da Igreja Vida Nova. As Crianças são - além do futuro - o presente do dia a dia da Igreja.
Para entender a importância da Escola Bíblica Dominical, é impor- tante um pouco de história. Deus havia encarregado ao povo, atra­vés de Moisés, que o ensino da Palavra dEle fosse passado de geração a geração, e assim foi feito por milhares e milhares de anos.
__________No entanto, a Escola Dominical Moderna, tem uma data que se considera inicial. Em 20 de julho de 1780, na cidade de Gloucester, na Inglaterra.
__________Um homem chamado Robert Raikes, estava encarregado de escrever um artigo para o jornal sobre o problema do excesso de jovens na prisão. Enquanto ele tentava escrever em um domingo de tarde, dezenas de jovens -pobres, sujos e marginais como diríamos hoje - incomodavam a vizinhança derrubando cercas, assustando as pessoas, cometendo diversos crimes. Jovens que traba­lhavam de sol a sol toda a semana, de segunda a sábado nas fábricas de tecidos, mas que no domingo não faziam nada. E nunca haviam estudado.
__________Raikes teve a ideia de abrir a igreja e juntar os jovens. Usando a Bíblia, ensinou eles a ler, a enten­der literatura, história, geografia, e ainda, ensinou noções de boas maneiras, moral, civismo e música.
__________Em 12 anos, a partir da fundação na cidade de Gloucester, não havia nem um só criminoso na sala de julgamento do tribunal, lugar onde antes a média era de 50 a 100 por julgamento!

__________Assim, o ensino dominical para crianças foi sendo adotado em todas as igrejas evangélicas ao redor do mundo.
__________Modestamente, nós, na nossa "igrejinha" da Rondon, desde o início demos a maior importância para as crianças, e não somente na educação bíblica apenas, mas, no ensino das práticas da higiene pessoal, boas maneiras e até pre­venção de doenças. As crianças aprenderam a tomar banho, cuidar das unhas, cabelo, escovar os dentes e cuidar da saúde.
__________Quando em um ano desses da nossa história de 25 anos, notou-se que havia um número excessivo de crianças repetentes, os professo­res de histórias bíblicas dos domin­gos, arregaçaram as mangas, e também prepararam aulas de reforço de matemática, portu­guês, literatura, geografia, etc. O prêmio veio ao final do ano escolar. Todas as crianças, adolescentes e jovens que participaram das aulas de reforço passaram de ano nas suas escolas!
__________Hoje, ao olhar para os 25 anos que aconteceram, vemos as crian­ças de ontem crescidas, muitas com famílias formadas, com filhos, profissionais de respeito e forma­dos em universidades. Homens e mulheres úteis para a sociedade.
__________O mundo mudou muito ao longo da história da humanidade. Acrian­ça, no entanto, sempre permanece igual. Ela precisa de cuidados especiais. Ela é carente de amor, carinho, educação primorosa em todas as áreas, não só do conheci­mento, mas das emoções, das experiências de vida do dia a dia.
__________Hoje os pais trabalham fora de casa. Pouco tempo sobra para o convívio familiar. Isto quando se tem família ... Por isso a importân­cia de, pelo menos um dia por semana, estas crianças receberem um cuidado todo especial.
__________Cada professor e cada auxiliar de professor são orientados a tratar a cada criança e cada ado­lescente COJJ1 o carinho que Jesus tratou as crianças que andavam em volta delle.

__________Provavelmente elas corriam em volta dele enquanto pregava. Subiam no colo dele, talvez. Enquanto os discípulos se incomodavam, Jesus falou: "Dei­xem vir as crianças a mim, e não as impeçam, porque de tais é o Reino de Deus". Elas não me incomodam! Diria Jesus ainda hoje.
__________Oramos para que, assim como Deus ordenou a Moisés que o ensino da Palavra fosse transmitido de uma geração a outra geração, a Escola Bíblica Dominical permane­ça por longas gerações, até a vinda do nosso Senhor.

 

 

Voltar

 

  • Casa de Deus

    Mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e essa casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos. Hebreus 3:6

    Mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. 1 Timóteo 3:15

    Quando Jacó acordou do sono, disse: "Sem dúvida o ­Senhor está neste lugar, mas eu não sabia!" Teve medo e disse: "Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus". Gênesis 28:16-17

    Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de Deus para todo o sempre. Salmos 52:8

    Como são felizes aqueles que escolhes e trazes a ti para que vivam nos teus átrios! Transbordamos de bênçãos da tua casa, do teu santo templo! Salmos 65:4

    Pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim. Salmos 69:9

    Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios. Salmos 84:10

    Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!" Salmos 122:1